Empresas de Telemarketing, Call Center, Contact Center

O lugar para encontrar empresas de Telemarketing

O que é Telemarketing

Este site tem como objetivo reunir o site e as informações das principais empresas de telemarketing do Brasil. Empresas que você poderá confiar em fazer um orçamento com a certeza de contratar serviços de qualidade.

Vamos a algumas definições e conceitos básicos do telemarketing.

O que é telemarketing?

É a utilização técnica, planejada, coordenada, integrada e profissional do telefone como ferramenta de marketing, comunicação e da força de vendas de uma empresa, com o propósito de otimizar os recursos promocionais usados por uma empresa para captar e manter clientes. Pode ser usado isoladamente, ou atuar integrado ao planejamento de marketing.

O telemarketing pode ser divido em ativo e recepitivo.

Telemarketing ativo: onde a empresa entra em contato com o cliente; tanto com o objetivo de vender; passar informações, novidades; atualizar cadastros de clientes, ou qualquer outro contato empresa-cliente. Pode funcionar como business-to-business (na realização de negócios entre empresas) ou business-to-customer (no varejo); ambos se encaixam como telemarketing ativo pois a empresa entra em contato com o cliente.

Telemarketing  receptivo: se limita ao recebimento das ligações, onde o cliente entra em contato com a empresa para obter informações de produtos ou serviços; efetuar uma compra, ou alguma outra necessidade especifica do cliente. As linhas gratuitas (DDG – 0800) são muito usadas pelas empresas nesse tipo de telemarketing.

Exemplos de utilização:

  • Receber Pedidos (receptivo)
  • Informação a clientes e representantes – (ativo/receptivo)
  • Atendimento Pós-vendas, assistência técnica, reclamações (receptivo)
  • Vendas – ligações de rotina a clientes (ativo)
  • Venda programada (ativo)
  • Pesquisas de mercado, pesquisa de qualidade de atendimento
  • Atualização de Cadastro de clientes
  • Renovação de Assinaturas/contratos

Vamos dar mais algumas definições importantes de questões que envolvem o telemarketing. O Call Center, Contact Center e o SAC. Ao final um vídeo de qualidade e instrutivo produzido pelo SEBRAE sobre o tema telemarketing.

Call center (Central de Atendimento)

É o local onde as chamadas são processadas e recebidas; um conjunto de soluções que visam fazer a interface entre os clientes e a empresa. A infra-estruta do Call Center inclui equipamentos de telefonia e informática, microcomputadores, softwares básicos, internet e principalmente pessoal capacitado (atendentes e supervisores). Um call Center típico possui tecnologia para automatizar os processos e capacidade de suportar um grande volume de ligações simultaneamente.

Contact Center (Central de contatos)

É a estrutura preparada para oferecer atendimento por diversos meios de comunicação, como e-mail, telefone, chat, website, fax, entre outros; não se limitando a contato telefônico.

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)

O Serviço de Atendimento ao Consumidor, é um canal onde se recebem e respondem todas as solicitações dos clientes como críticas,  sugestões, e informações. O SAC estabelece uma comunicação unica e personalizada com os clientes, onde o cliente pode ser ouvido; resultando em orientações e soluções rápidas para o consumidor. Inclusive com as informações coletadas a empresa pode trabalhar no aperfeiçoamento de seus produtos e serviços.

Vídeos

Veja uma matéria sobre telemarketing produzida pelo SEBRAE-SP no programa Negócios e Soluções exibido na TV Cultura. Abaixo os vídeos do programa.

Obs.: a matéria sobre telemarketing começa aos 4 minutos da parte 1.

Parte 1:

Parte 2:

Links úteis

ABT – Associação Brasileira de Telesserviços.
ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto.

© empresas telemarketing.