Técnicas de Telemarketing

Como funciona o telemarketing

Telemarketing é falar. Telemarketing é vender. Telemarketing é ouvir e comunicar… Mas como funciona o telemarketing?

Como funciona o telemarketing

Fazer uma chamada para vender um qualquer produto ou um qualquer serviço não é meramente marcar um número no telefone ou aparelho.

Para saber como funciona o telemarketing, deverá saber que existem técnicas de venda e que as melhores mostram que se deve criar um script de perguntas e argumentos para haver orientação durante a negociação, mas que obviamente deverá ser ajustado a cada cliente.

Técnicas de Telemarketing

As técnicas deverão ser praticadas e exercitadas até que se possa transmitir a mensagem de tal forma bem qe ninguém desconfie que a linha de raciocínio já estaria pronta há muito tempo. De facto, a chamada para agendamento de visitas exige um alto nível de pensamento e diálogo.

Isto porque, quando apenas temos a nossa voz a utilizar, perdemos os recursos de que dispomos quando se está frente-a-frente com o cliente.

Técnicas de Telemarketing

No telemarketing, a pessoa não pode ter medo de agendar uma entrevista, pois não é assim deste modo como funciona o telemarketing. Deverá sempre tentar, pois muitas pessoas não sabem dizer que não. Por outro lado, também existem as pessoas que receiam aceitar um agendamento com receio de não resistirem a adquirir algo. O vendedor é que decide, não a pessoa, mas deverá fazê-lo transmitindo a impressão de que é a pessoa que está a decidir: não pergunte se a pessoa pode receber a sua visita, mas quando, por exemplo.

Telemarketing ativo e telemarketing recetivo

Mas para se saber como funciona o telemarketing, há que se perceber que ele pode ser ativo – Outbound – ou recetivo – Inbound.

No telemarketing Inbound, os operadores recebem as chamadas dos (possíveis) clientes. Aqui, a iniciativa de contacto vem de fora, em que uma pessoa é que liga e não operador. Nas situações de venda, as chamadas são sempre consequência de um estímulo provocado pela ação de propaganda de resposta direta.

Mas para quem não sabe como funciona o telemarketing recetivo, há que saber que tem de se transmitir qualidade do serviço prestado pelo telefone, tanto na forma como conteúdo da conversa e também em termos de quantidade no que respeita ao volume de chamadas a realizar para atingir os objetivos estabelecidos. Há, também, que racionalizar os custos operacionais de forma a que seja possível atingir as metas de qualidade e quantidade com o mínimo de pessoas e recursos operacionais. Mas também a segurança importa, no sentido de que é necessário fornecer todas as facilidades e informações que permitam detetar de forma rápida eventuais alterações de procura ou produtividade com vista no providenciar de soluções adequadas num tempo útil.

Telemarketing ativo e telemarketing recetivo

Como funciona o telemarketing Ativo (outbond)

O modo como funciona o telemarketing Ativo – outbound – é diferente, pois implica uma ação dos agentes ou operadores, no sentido de ligarem para (possíveis) clientes. Quer isto dizer que implica uma ação de dentro da empresa de telemarketing para fora, para os clientes finais da empresa que pretende promover serviços ou produtos. Aqui cabe aos operadores ou agentes atrair o interesse do público, traduzindo-se em ações de propaganda e de resposta direta.

Posted in Vendas por telefone and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *