Como fazer telemarketing

Não basta apenas dizer que sabe fazer telemarketing. Há, sim, que saber como fazer telemarketing. Existem variadas técnicas e mesmo nem todo o tipo de pessoas servem para este trabalho.

O telemarketing tem por objetivo a abertura de novas contas, obtenção de novos clientes, qualificar as pessoas como potenciais clientes e atendê-los, mesmo depois de conquistados, para novos pedidos ou serviços.

A principal característica para se saber como fazer telemarketing é a versatilidade, que tanto pode ser aplicada no marketing de produtos de consumo como no marketing de B2B. As principais atividades consistem no apoio aos vendedores externos, na atualização constante do banco de dados da empresa, SAC, aumentar o número de vendas, realizar cobranças e também prestar apoio à publicidade e promoções realizadas pela empresa.

Acerca de como fazer telemarketing, podem existir duas maneiras: as ativas com vista na venda de produtos por telefone ou numa outra função de marketing, e as passivas, onde apenas são anotados pedidos e atendidos os clientes.

Nas funções mais básicas de como fazer telemarketing, os profissionais devem de se identificar, informando a empresa e produtos ou serviços que estão a vender.

Deverão explicar de forma clara todas as informações necessárias aos clientes acerca da aquisição do que estão a vender, além de deverem gravar todo o atendimento antes e depois de efetuar uma venda por débito em conta.

As características de um bom atendimento têm tudo a ver sobre como fazer telemarketing, velocidade, interatividade, comodidades para as partes, obter breve conhecimento do cliente, ser persuasivo e, acima de tudo, existir versatilidade.

Para se saber como fazer telemarketing, há que haver um planeamento que consiste em que o agente tem consigo todas as ferramentas importantes para nos ajudar a atender e captar o cliente. Para isso é necessário ter pensamento positivo, uma tabela de preços, calculadora, canetas, uma agenda de trabalho, um mailing para contato, bloco de anotações, um contrato, as regras a seguir, eventuais aditivos contratuais e material acerca da concorrência.

Para se saber realmente como fazer telemarketing, há que se ter atenção durante a negociação. Quer isto dizer que, durante a chamada, se deve estar atento ao que a pessoa diz, pois em regra revela informações úteis à negociação, pelo que serão de anotar, que interessarão consoante o que se está a vender.

Acima de tudo, para quem não sabe como fazer telemarketing, saiba que tem de ter entusiasmo. Ao se estar entusiasmado, transmite-se o nosso sentimento para a outra pessoa, que poderá sentir a nossa confiança com o produto ou serviço e como estamos muito bem ao o representar. Por maiz vezes que se tenha que fazer a mesma apresentação, nunca ela poderá ser monótona. Terá que transmitir o melhor de si, com vivacidade e oferecer a melhor atuação.

Quem realmente sabe como fazer telemarketing já sabe que as pessoas compram por emoção. Um agente de telemarketing ou telemarketeer deverá usar a sua voz para criar condições emocionais. Diferencie a voz para acentuar algum ponto, baixe o timbre, transmita emoção em cada palavra e acelere o ritmo para expressar urgência e entusiasmo, ou diminua para expressar algo mais sério.

Posted in Telemarketing, Vendas por telefone and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *